terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BRIGADA MILITAR É RECONHECIDO COMO CENTRO DE TREINAMENTO DO DARE (PROERD)

     Está acontecendo na cidade de Bento Gonçalves/RS durante os dia 6, 7 e 8 de Dezembro o Seminário de Atualização e Prevenção do uso de Drogas e Direitos Humanos.
    Essa atualização dos instrutores ao novo currículo será feita em parceria pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), que conta com um departamento específico de políticas sobre drogas.
    Durante o Seminário foi entregue o " Certificado de Centro de Treinamento", conferido pelo D.A.R.E Internacional, colocando o Estado do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar em um seleto grupo apto a capacitar e atualizar servidores engajados na prevenção do uso de drogas e violencia nas escolas, trabalho desenvolvido com crianças em idade escolar de várias faixas de idade.
    Ainda durante o evento o Ministério da Justiça juntamente com a Secretaria Nacional de Politicas sobre Drogas conferiu ao PROERD - Programa Educacional de Políticas sobre Drogas do RS o Diploma " MÉRITO PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA 2011", em reconhecimento a significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Plítica nacional sobre Drogas.

 



BRIGADA MILITAR REALIZA SEMINÁRIO SOBRE DROGAS E DIREITOS HUMANOS

           Seminário sobre Prevenção ao uso de drogas e direitos humanos para crianças e adolescentes reúne 400 policiais, no Hotel Dall’Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
          Os policiais, que atuam como instrutores junto a crianças do 5º e 7º ano da rede escolar gaúcha, participarão de palestras e workshops para atualização do currículo trabalhado junto aos estudantes, de terça a quinta-feira.
         Essa atualização dos instrutores ao novo currículo será feita em parceria pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), que conta com um departamento específico de políticas sobre drogas. “Temos o combate às drogas como um dos temas prioritários e, dentro disso, trabalhamos fortemente em um caráter preventivo, com especial atenção às crianças. O Proerd, desenvolvido de maneira excepcional pela Brigada Militar, vem nesse sentido”, explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.
         Segundo o Tenente-coronel Franquilin, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, “O Seminário tem por objetivo qualificar todos os policiais instrutores do Proerd no novo currículo, baseado em material recentemente lançado nos Estados Unidos.”
        As atividades do seminário contarão com 36 palestrantes e professores orientando cerca de 300 PMs instrutores, 32 gestores (oficias dos Comandos Regionais) e 27 policiais que aplicam o Proerd em outras unidades da federação. Após a solenidade de abertura do evento, o secretários de Estado dos Direitos Humanos Fabiano Pereira e da Segurança Pública Dr. Aírton Michels, realizarão um painel no primeiro dia do evento.
        O evento teve em sua abertura a presença do Comandante Geral da Brigada Militar, coronel Sergio Roberto de Abreu e do Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, Tenente-coreonel Paulo César Franquilin Pereira, autoridades locais e o grupo de 13 PM Mirim do Núcleo de Projetos Sociais da BM, coordenados pela Cap Letícia Dall'Igna e Soldados Rissandra e Luciane.






PROERD : FORMANDO E EDUCANDO PARA A VIDA

            Em cerimônias realizadas na quarta-feira, 30 de novembro, e quinta-feira, 1° de dezembro, o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – formou 120 alunos do 5° e 7° ano das escolas Maria Abreu Lima, Dona Darcila e Instituto Polivalente.
Paulo Ricardo Escobar, instrutor responsável do Proerd, explicou que a iniciativa é baseada em 3 elos, a família, a escola e a brigada militar: “Trabalhando a criança e o adolescente pautados pelos princípios destas 3 entidades, o Proerd educa para a vida, prepara o aluno para reconhecer e lidar de maneira correta com a oferta e a facilidade de obtenção de todos os tipos de drogas, lícitas e ilícitas, bem como a diferentes formas de violência”.
            Os encontros do programa são realizados dentro da sala de aula, fazendo parte do conteúdo letivo da escola. Os temas são trabalhados através de conversas, debates, livros, vídeos e situações do cotidiano da criança e do adolescente. Algumas das pautas são alcoolismo, cigarro, bullying, drogas pesadas, violência doméstica e até o relacionamento da Polícia Militar com a comunidade. “O jovem não entra no mundo da drogas diretamente através do crack, o começo é um cigarro, uma bebida em casa ou com os amigos, explicou Escobrar que ainda complementou a necessidade de mudar a visão que a criança e o jovem tem do policial militar: “Existe uma visão negativa, de repressão em relação à Brigada, talvez em razão das autuações e multas, e é preciso que a criança e o adolescente saiba que o policial é um parceiro, que estará disponível para ajudá-los em situações de risco”.
             Conforme informações do SD Escobrar, o Proerd é uma parceria entre a Brigada Militar e os Governos Federais, Estaduais e Municipais. Em Soledade a iniciativa contou ainda com o apoio da iniciativa privada. O Soldado agradeceu aos parceiros Atacadão Leal Center, V.Lodi Cristais e Sindicato Rural de Soledade.
Escolas interessadas em participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência devem entrar em contato com a Brigada Militar. Informações podem ser obtidas através do 3381-1061.

Marilei Pessatti - Assessoria de Comunicação - SoledadeRS - SD Paulo Ricardo Escobar

Proerd: formando e educando para o vida


Formatura realizada no Centro Cultural em 30 de novembro
Alunos Proerd da Escola Dona Darcila
Alunos Proerd da Escola Maria Abreu Lima