terça-feira, 6 de março de 2012

FAMILIA DE PRODUTORES RURAIS RECEBE VISITA DA ASSESSORIA DO SENADOR PAULO PAIM

         Trabalhador Rural com deficiência e familiares apresentaram para a assessoria do Senador Paim um trator que foi adquirido através do Programa Mais Alimento do Governo Federal. Jeison, que é uma pessoa com deficiência e está evoluindo de forma animadora pela atenção e apoio dado pelo mandato do senador Paim, Jeison disse: "Agradecemos muito ao Senador Paim e ao Governo Federal. Se não fosse este programa, nossa família não teria como adquiri-lo.
 
       "Além de terem obtido contratos trimestrais com o município para fornecimento de alimentos orgânicos para merendas escolares, mostraram como podem ser produtivos com a diversificação  do plantio. Plantam  hortifrutigranjeiros, arroz, criam ovelhas e vacas de leite, produzem queijo e estão construindo um açude para criação de peixes(piscicultura). Apresentaram para nossa equipe, uma figueira centenária, que é o ponto de encontro da família para tomar um bom chimarrão. Esta figueira é o símbolo daquelas terras. Também  recebemos algumas demandas, uma delas é para verificar  o porquê  de uma pessoa com deficiência intelectual não pode votar.
        A mãe do Jeison, muito feliz com a visita, disse que o jovem com deficiência, na eleição do senador Paim, percorreu outras terras de parentes e amigos e conseguiu reverter diversos votos  de pessoas sabidamente de partidos de direita. Foi um dia gratificante. A família do Jeison espera ansiosamente que o Senador Paim um dia possa visitá-los. 


Santos Fagundes, Marcão e Manoel Fernando
 






 

MÁGICA E MC'S PARA A PAZ ANIMAM COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER NA PENINTENCIÁRIA FEMININA

         As apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier receberam nesta segunda-feira (05) mais uma programação voltada à inclusão, cidadania e entretenimento, por ocasião da Semana da Mulher. No Anfiteatro PFMP, cerca de 50 internas e mais convidados assistiram ao show de mágica do Mister Presto, que convidava as presas para participar de seus números. O rapper Mano Oxi, liderança do hip-hop gaúcho, foi o mestre de cerimônia durante o evento. Os integrantes do Grupo MC' Para a Paz (Multiplicando Cidadania para a Paz) encantou a plateia com suas performances, tanto musical como na dança.

        Com participação especial, o grupo de rap feminino Alinka cantou para as presas. O evento é uma iniciativa conjunta das Coordenadorias da Mulher e da Juventude e da Penitenciária Madre Pelletier. A iniciativa integra a agenda de homenagens promovidas pela Superintendência do Serviço Penitenciário (Susepe) pelo dia Internacional das Mulheres, comemorado a 8 de março.

MC'S para a Paz

         Conforme a Coordenadora da Juventude (CJ), Fernanda Bassani, o hip-hop do projeto MC'S para a PAZ , desenvolvido pela CJ, viabiliza aos apenados a comunicação e reflexão por meio da música. "Além de ser um elemento redutor de reincidência, o hip-hop é uma cultura que promove a inclusão social dos presos", analisa Fernanda.
         A coordenadora sinalizou ainda que o programa MC'S para a Paz poderá ser oferecido de maneira permanente ao público prisional feminino."Vamos estudar a viabilidade e interesse das presas neste programa, e implementá-lo a partir de características peculiares de cada público", diz.

COMANDO DE ÓRGÃOS ESPECIAIS DA BRIGADA MILITAR COMPLETA 10 ANOS

         O Comando de Órgãos Especiais (COE) realiza, na terça-feira (13), às 17h, uma cerimônia alusiva ao aniversário de 10 anos da unidade. O evento ocorrerá na av. Coronel Aparício Borges, número 2351, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O Comando foi criado em 22 de fevereiro de 2002 e instalado oficialmente em 25 de março do mesmo ano junto ao QCG da BM.

         A missão do Comando é o planejamento, controle e a fiscalização das Unidades Especiais da BM. Estão subordinados ao COE o Batalhão de Polícia Fazendária (BPF), Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas (GSVG), os batalhões de Aviação (Bav) e de Polícia de Guarda (BPG), além da força-tarefa do Presídio Central; da Penitenciária Estadual do Jacuí nos regimes fechado e semi-aberto.

LIBERADO IMÓVEL PARA A INSTALAÇÃO DA COORDENADORIA REGIONAL DE PERÍCIAS EM SANTANA DO LIVRAMENTO

           O Governo do Estado tomou posse, nesta segunda-feira (05), de um imóvel de aproximadamente 500 m² de área construída, no centro da cidade de Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai. O prédio, totalmente reformado, de acordo com o projeto elaborado pelos técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP), passa a sediar a Coordenadoria Regional de Perícias e foi adquirido pelo sistema de permuta.

           Os equipamentos e mobiliário para as novas instalações estão em fase final do processo licitatório, por meio do projeto 761538/2001, celebrado entre o Governo do Estado/Secretaria da Segurança Pública e o Governo Federal/Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública, de acordo com a Enafron - Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.

          Nos dias 1º e 02 de março, Rodrigo Leffa Vieira, diretor administrativo e Jackson Dambrowski, supervisor técnico-substituto do IGP, realizaram a vistoria no prédio, localizado na rua Silveira Martins, 336, observando os detalhes técnicos da edificação. O local vai abrigar o Posto de Identificação, Médico Legal e Posto de Criminalística, sediado em Livramento, mas que prestará serviços em âmbito regional.

PETIÇÃO DO ESTADO LAICO ACOLHIDA POR 5X0 NO CONSELHO DA MAGISTRATURA DO TJ-RS

Em decisão história, na tarde de 06 de março,  com voto brilhante do Desembargador Cláudio Baldino Maciel - o TJ-RS, por 5x0, deferiu o pedido impetrado pela Liga Brasileira de Lésbicas, Somos, Nuances, Themis, Marcha Mundial das Mulheres, Rede Feminista de Saúde e Themis para retirada de símbolos religiosos das dependências do TJ-RS em todo o Estado.
No voto o Relator acolhe toda a argumentação feita nas duas petição (nicial e recursal), amparado pela Constituição Federal (laicidade e princípio da impessoalidade), proferindo sentença que conseideramos histórica - publicaremos no blog assim que disponível.
Consideramos este um importante passo na separação do Estado e Religão, único caminho para as liberdades laicas, e um importante passo para que possamos discutir, livres da tutela religiosa, temas importantes como aborto, direitos LGBT, avanço do estudo com células tronco e outros temas.
A Liga Brasileira de Lésbicas tem muito orgulho de ter iniciado este debate no RS e esperamos que esta decisão sirva como base para ações em todo o Brasil.
Reforçamos que a liberdade de crença religiosa é um rincípio fundamental, garantido aos cidadãos, mas que ao Estado cabe manter sua imparcialidade e o devido distanciamento para poder encaminhar com imparcialidade demandas de toda a sociedade.
Parabéns á lutadoras e lutadores que acreditaram nesta demanda.
Vamos acompanhar, agora, petições semalhantes que tramitam na Câmara, no Executivo Estadual e na Assembléia Legislativa, buscando que encaminhamento semelhante seja dad nestas outras importantes instâncias do Poder Público Gaúcho.
Processo 0139111003480 -