sexta-feira, 27 de abril de 2012

FIPPIR-FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

FIPPIR-FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

                                                   Coordenação Regional Sul
                                                                                 
Nos dias 26 e 27 de abril de 2012, a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar esteve presente no 6º Encontro de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu na Cidade de Viamão/RS.
O Evento ocorreu na Escola Profissional Walter Graf, End. Rua Marechal Deodoro, nº 220, Centro de Viamão.

Objetivos do Encontro:
- Continuidade do planejamento 2012
- SINAPIR desdobramentos
- Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra
                                                      
Mesa de Abertura do Evento foi Composta pela Sra Maria do Carmo Silva, Coordenadora do SEPPIR, representando a Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros, Prefeito de Viamão Sr Alex Alves Boscaini, Secretário da Saúde do Município de Viamão Sr Gilnei Leite, Secretário da Gestão e Relações Institucionais Sr Robson Duarte, Sr Clóvis Andre Silva e Silva, Gestor Regional do FIPPIR-PR, Sra Sandra H. Figueiredo Maciel, Gestora Estadual do COPIR-RS e o Sr Angelo Gomes Sergio, Coordenador de Trabalho de Políticas Públicas de Viamão.
Representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.






PROERD NA FASE


Na manhã desta sexta-feira(27), representantes da Assessoria de Direitos Humanos(ADH) reuniram-se  com a Presidente da FASE(Fundação de Atendimento Socioeducativo) Sra. Joelza Mesquita  Andrade Pires. Na oportunidade, discutiram a possibilidade de execução do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) junto àquela instituição.

Estiveram presentes na reunião a primeira-dama do Estado Drª Sandra Genro, o Cap. Ney Humberto Fagundes Medeiros, Cap. Martha Richter, e Sgt Túlio César Figueiró. Na ocasião, foi explicado que as aulas abrangem lições reflexivas acerca da prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas e violência, envolvendo as escolhas dos jovens e as influências que sofrem na sociedade em relação às drogas.

Este é um projeto internacional, que teve seu berço nos EUA e que já acontece em todo o Brasil, mediado pelas Polícias Militares dos estados e há alguns anos tem demonstrado bons resultados com alunos da instituição Pão dos Pobres.

A proposta, apresentada pela Capitã Martha Richter e pela Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, é que os jovens participem de 10 aulas, cada um com um tema diferente e complementar. O objetivo é prevenir a reincidência dos jovens nas drogas e no crime, além de propiciar um convivio salutar entre Brigada Militar e jovens da instituição.

A presidente da FASE, Joelza Mesquita, aprovou a ideia e nos próximos dias irá marcar novos encontros para viabilizar a implantação deste projeto na FASE.

CONGRESSO NACIONAL ALIENAÇÃO PARENTAL


A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul, em parceria com a Comissão Especial da Criança e do Adolescente (CECA) e com a Associação Brasileira Criança Feliz está promovendo o “1º Congresso Nacional Alienação Parental: um olhar jurídico e psicológico”, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril de 2012.

A Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar se fez presente no evento, a iniciativa é da Associação Brasileira Criança Feliz, e decorre da extrema necessidade do combate da Alienação Parental , conduta que passou a ser ilícita no Brasil após a aprovação da lei nº 12.318/2010, por se tratar de abuso psicológico contra criança e adolescente.

Com base no Dia Internacional de Alienação Parental, 25 de abril, e na Lei Municipal de Porto Alegre que instituiu a Semana de Combate de Alienação Parental, no período de 25 a 30 de abril, foram escolhidos os dias 27 e 28 de abril de 2012, para realização do Congresso, como parte integrante dos eventos comemorativos.

2º SEMINÁRIO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA PÚBLICA - ESFAS

“Práticas de Polícia Comunitária”
Evento Comemorativo aos 42 Anos da EsFAS
Público Alvo: Alunos do CTSP – Candidatos ao CTSP - Gestores Públicos - Oficiais e Praças da  BM – Profissionais da área da segurança pública – Lideranças de Associações comunitárias e comunidade em geral.
Local: Salão de Eventos Park Hotel Morotin – RS 287, Km 6,2 – Camobi – Santa Maria
Inscrição: Gratuita com reservas de vagas até o dia 08 de Maio às 17:00 horas pelo e-mail: esfas-sens@brigadamilitar.rs.gov.br ou pelo telefone (55) 3220-6462.
Certificados: Será fornecido certificado de 20 horas de participação como assistente, a ser remetido via e-mail.
Programação:

Dia 09 de maio de 2012
13:30 Horas – Solenidade de Abertura
14:00 Horas – A Polícia Comunitária sob a ótica da SSP - Cel QOEM Júlio Cesar Marobin
15:00 Horas – Projeto de Mediação Policial
Al Sgt Jaqueline Ferreira e Al Sgt Jobim
16:00 Horas – Coffee Breack
16:30 Horas – Projeto Pequeno Cidadão
Al Sgt Dalla Costa e Al Sgt Juliano
17:30 Horas – Projeto “A Praça é Nossa”
Al Sgt Buss e Al Sgt Lairton
18:30 Horas – Peça Teatral Grupo “Brigada em Cena” – 4º BPAF – Santa Rosa
“Ser Polícia Não é Fácil”
 Dia 10 de maio de 2012
08:30 Horas – Projeto de  Polícia  Ambiental
Al Sgt Dorzelaine – Al Sgt Cassol e Al Sgt Freitas
09:30 Horas – A Polícia Comunitária no Vale Taquari
Ten Cel QOEM Antonio Scussel – Cmt CRPO VT
10:30 Horas – Coffee Breack
11:00 Horas – Peça Teatral Grupo “Brigada em Cena” – 4º BPAF – Santa Rosa
Tema Violência Doméstica: “Em briga de marido e mulher se der penha a BM mete a colher”
12:00 Horas – Intervalo para Almoço
14:00 Horas – Experiências de Polícia Comunitária
Ten Cel RR Pedro Joel Silva da Silva
15:00 Horas – Projeto “Cão Amigo”
Al Sgt Montag e Al Sgt Dias
16:00 Horas – Coffee Breack
16:30 Horas – Projeto “Bike Patrulha” – 3º RPMon
Al Sgt Toazza e Al Sgt Gonçalves
 17:30 Horas – Projeto “Vizinho Vigilante”
Al Sgt Márcia Ruchel e Al Sgt Elisete
ENCERRAMENTO

COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMEMORA 11 ANOS COM ENTREGA DE COMENDA.


     Na tarde de quinta-feira (26/4), na Uniritter, em Canoas, foi realizada a solenidade em comemoração aos 11 anos de atividades do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que tem sede no município de Canoas e responsabilidade territorial em nove municípios: Canoas, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Glorinha e Nova Santa Rita.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a diretora do Ministério Público da cidade, Andreia Uequed, o Comandante-Geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o Subcomandante Geral da BM, coronel Altair Freitas Cunha, o assessor de segurança da copa 2014, coronel Erlo dos Santos Pitroski, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, a juíza do Juizado Especial Criminal de Gravataí, Maria da Graça Fernando Fraga, entre outras autoridades.

Na oportunidade, foi entregue a Comenda Metropolitana a 52 homenageados, a qual é destinada àquelas pessoas, civis ou militares que, com seu trabalho, tenham se destacado e colaborado para elevar o nome do Comando Metropolitano e da Brigada Militar.

Foi realizada também uma homenagem ao 1° sargento André Rogério Vianna Smolinski, ao soldado Alan Samir Salem, ambos 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) e aos soldados Marcelo Moraes de Souza e Thiago Goulart Batista, do 18° BPM por suas atuações em ocorrências de grande destaque, nas quais foram salvas duas crianças no início desse ano.

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DO CPM

Na quinta-feira (26/04), às 15h, no auditório Santiago Dantas da Uniriter, na avenida Santos Dumont, 888, no bairro Niterói, em Canoas, ocorreu a solenidade de aniversário do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

APM E ADH REALIZAM SEMINÁRIO "LEI MARIA DA PENHA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO POLICIAL"

    Na sexta-feira (27/04), às 08:30, no Auditório da Academia de Polícia Militar (APM), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) - Cap. Letícia Dall'Igna, juntamente com a APM - Maj. Alexandre da Rosa, realizaram o Seminário "Lei Maria da Penha: Implicações no Trabalho Policial". Compareceram no seminário os alunos tenentes do Curso Básico de Administração Policial Militar - CBAPM 2011/2012.

Cap. Letícia Dall'Igna (ADH) - Maj. Alexandre da Rosa (APM)

Alunos do CBAPM 2011/2012 no auditório da APM

Palestrantes:
Nadine Anflor (PC)
Loreci Marques (SPM)
Beatriz da Rosa (CAODH-MPE)


Delegada Nadine Anflor
(Coordenadora das Delegacias da Mulher do RS)
Palestra sobre as Delegacias Especiais de Atendimento
à Mulher e a Lei Maria da Penha - Aspectos Práticos.
Beatriz da Rosa Vasconcelos
(Representando a Themis Assessoria Jurídica
e Estudos de Gênero/CAODH-MPE)
Palestra sobre violência doméstica e o
papel da mulher no contexto da Lei Maria da Penha.

Loraci Marques
(Representando a Secretaria de Políticas para Mulher)
Palestra sobre o Centro de Referência a Mulher 

Os alunos do CBAPM tiveram oportunidade de abrirem
seus questionamentos sobre o tema


Entrega de Certificados para as Palestrantes





ONU MULHERES DIVULGA ESTUDO "O PROGRESSO DAS MULHERES NO BRASIL"

     No dia 02 de abril de 2012 foi lançada, através da ONU Mulheres e Cepia,a publicação O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010, que traz artigos elaborados por especialistas e pesquisadores em estudo de gênero reúne dados recentes e faz uma análise crítica sobre como estão sendo tratados pelo governo e pela sociedade temas como violência, participação política, desenvolvimento econômico, direitos sexuais e reprodutivos, educação, relações raciais e étnicas, mulheres urbanas e rurais, entre outros.
     O livro demonstra importantes avanços nas políticas públicas, mas também aponta os desafios para o enfrentamento às desigualdades de gênero, principalmente a exclusão que atinge as mulheres de baixa renda, rurais, negras e indígenas e a violência contra mulheres e meninas.

Lésbicas Feministas LBL - Região Sul - www.lblrs.blogspot.com
Acesse também: www.lblsaudelesbica.blogspot.com