quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROERD NA FASE-RS

 

       Na manhã desta quarta-feira (06/06), representantes da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) reuniram-se com a Presidente da Comissão de Projetos da FASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo) Sra. Marta Gomes.

       Estiveram presentes na reunião o Cap. Ney Humberto Fagundes Medeiros, Cap. Letícia Dall’Igna, Sgt Túlio Cesar Figueiró, Sra. Claudia Cardoso e Sra. Renata Fontoura representante da diretoria socioeducativa. Na oportunidade, discutiram estratégias para execução do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) junto àquela instituição com internos que cumprem medida de ICPAE (interno com possibilidade de atividade externa).





 

CABM COMEMORA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO TERRÍTÓRIO DA PAZ RESTINGA

     Na terça (5/6), para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) promoveu atividade de sensibilização para a conservação da natureza no Território da Paz Restinga, área do 21º BPM, em Porto Alegre. Na praça Esplanada, o projeto Aldeia Ambiental, realizado pelo CABM, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Braskem contou com a participação de aproximadamente 400 crianças de escolas do bairro e de adultos da comunidade.

     Durante duas horas de atividades de educação ambiental, os participantes conheceram espécies da fauna silvestre no estande de animais taxidermizados, cujos exemplares foram mortos em caçadas ilegais. Estavam expostos tamanduá-bandeira, jaguatirica, tatu, pingüim ratão-do-banhado e tartaruga. As crianças também se divertiram e aprenderam a importância de cuidar da floresta e das águas com o teatro de fantoches do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar com a encenação “A Terra e o Sol”. Percorrendo o Caminho Perceptivo, os participantes entenderam que ainda é possível controlar impactos ambientais.

     Outras atrações eram o teste sobre separação de lixo, com a pescaria realizada pelo DMLU, diversos bonecos e objetos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e o jogo sobre a importância do plástico, que está presente em diversos segmentos.

     Também participaram da Aldeia Ambiental o 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon), com dois cavalos, e o Batalhão de Operações Especiais (BOE) com o adestramento de cães. A Banda da Ajudância da Brigada Militar, no ano de seu centenário, apresentou-se no local.
 
     O evento contou com a presença dos comandantes do CABM, coronel Carlos Magno Schwantz Oliveira; do 21º BPM, tenente-coronel Clóvis Reis da Silva Júnior; e do Pelotão do Território da Paz Restinga, capitão Marcelo Nogueira da Silva.