sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Operação Golfinho terá programa contra drogas e violência

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar estará inserido na Operação Golfinho, que será lançada neste sábado (15), em Torres, às 11h, na Prainha. O programa ganha a denominação de Proerd Praia e pretende atingir um público de 10 mil crianças e adolescentes, superando os números de estreia na temporada anterior que foram de 6.100 participantes.

O Proerd originou-se do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.) e em julho de 2013 completará 15 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ação conjunta entre polícia militar, escolas e famílias com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência, por meio de currículos específicos para crianças e adolescentes da educação infantil, séries iniciais e do 5º e 7º anos do ensino fundamental. Há, ainda, um curso para adultos, completando o ciclo de prevenção. A metodologia utiliza técnicas pedagógicas e materiais didáticos adequados a cada faixa etária.

Nas praias do Litoral Norte e Litoral Sul, a partir de 02 de janeiro, serão montadas tendas à beira-mar, em locais estratégicos e em dias a serem divulgados, onde crianças e adolescentes que estiverem veraneando poderão participar das atividades do Proerd Praia. Conforme o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Paulo César Franquilin Pereira, o objetivo é proporcionar ao público da orla as orientações preventivas contra o uso de drogas, além do trabalho convencional feito durante o ano nas escolas, ampliando a quantidade de pessoas atingidas pelo programa.

Em 2011 e 2012, o Proerd formou aproximadamente 177.500 crianças e adolescentes em seus cursos, em todo o Estado. Neste ano, foram realizados 11 cursos, formando 330 novos instrutores do Proerd, somando 550 brigadianos envolvidos com o programa. Em dois cursos, houve a participação de 12 policiais da Argentina e do Uruguai para ações nas regiões da fronteira do Rio Grande do Sul com esses países. Em novembro de 2011, o Proerd/RS foi certificado como Centro de Treinamento pelo D.A.R.E e, depois, o Comando-Geral da Brigada Militar denominou-o de Centro Mercosul de Formação Proerd.  Atualmente, é o maior programa social da Brigada Militar.



FORMATURA PM MIRIM DE ALVORADA

Nesta sexta-feira (14) aconteceu a formatura de 78 crianças do Projeto Policial Militar Mirim (PPMM), a solenidade é realizada no CTG Campeiros do Sul na cidade de Alvorada.

O programa PM Mirim proporciona as crianças de baixa renda, de 7 a 12 anos, a integração no contexto social comunitário, prevenindo que venham a se envolver em ações delinqüentes e ajudando-as a torná-las futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres.

As crianças, fardadas, aprendem lições sobre comportamentos saudáveis, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenção e resistência às drogas, prevenção ao assédio de gangues e aulas de artesanato, pintura, desenho, literatura, teatro, cinema e vídeo.







ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS PRESENTE NO RS NA PAZ

          Com o lema Que a Paz Esteja em Todos os Territórios o Programa RS Natal na Paz reuniu mais de 4.500 crianças e adolescentes, de seis a 16 anos de idade, no Ginásio Gigantinho do Sport Club Internacional, nesta quinta-feira, 13, das 10h às 16h. O evento, promovido pelo Governo do Estado com parceria da Prefeitura de Porto Alegre, teve a participação dos quatro Territórios da Paz, Lomba do Pinheiro, Restinga, Santa Teresa e Ruben Berta.

          Para cada território 10 ônibus fizeram a locomoção das crianças, que encontraram espaço de confraternização, na atividade das instituições municipais e estaduais presentes. Representações das comunidades realizaram apresentações artísticas, culturais e recreativas. Os organizadores distribuíram brindes e lanches para os participantes.
         A Brigada Militar esteve mais uma vez no evento com os Projetos Sociais que fazem parte do Programa Brigada Orienta, Banda de Musica, Canil do BOE, mostra de equipamentos do Corpo de Bombeiros e  mostra de animais taxidermizados do Batalhão Ambiental.













INÍCIO DAS OPERAÇÕES DA ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS NA 43º OPERAÇÃO GOLFINHO

      Na tarde desta sexta-feria (14/12), às 13h, na Base de Comando da 43º Operação Golfinho em Tramandaí, aconteceu a primeira reunião dos Coordenadores da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral (ADH), com o efetivo que será responsável pela coordenação dos grupos que atuarão nos Projetos Sociais no verão 2012/2013.

     Durante a reunião o Chefe da ADH, Ten Cel Paulo Cesar Franquilin Pereira informou que o lançamento oficial da operação será no Município de Torres no dia 15 de Dezembro de 2012 e após uma breve explanação do sobre as atividades que serão realizadas durante a 43º Operação Golfinho pelo efetivo, os servidores realizaram uma breve apresentação pessoal ao grupo.