sexta-feira, 19 de abril de 2013

ASSESSORIA DE DIREITOS HUMANOS DA BRIGADA MILITAR PRESENTE NA POSSE DA NOVA SECRETÁRIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

               No dia 19 Abr 2003, às 15:00 horas, o governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro deu posse a nova titular da secretaria de Políticas para as Mulheres, Ariane Chagas Leitão. 

               A nova secretária é Bacharel em direito pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), se dedica ao estudo sobre o tráfico internacional de mulheres - Coordenadora Geral da Comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados (percorreu o país nas caravanas para discussão do novo Plano Nacional de Educação - PNE (2009)) - Coordenadora no Ministério de Educação, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (2010) durante o Governo Lula - No Governo Tarso Genro, esteve à frente da assessoria de movimentos sociais da Casa Civil (2011-2012) - Ativista do movimento de Direitos Humanos, entidades feministas e LGBT - Atualmente pertence à coordenação do Comitê Gaúcho pela Memória, Verdade e Justiça, vereadora suplente em Porto Alegre - Diretora executiva da Fundação Perseu Abramo.









CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS PARA O COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, BASEADO NA LEI MARIA DA PENHA - ANO 3

                Na tarde de 18 de abril, a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar participou da Conferência De Abertura Do Projeto De Capacitação De Agentes Públicos E Comunitários Para O Combate E Enfrentamento À Violência Doméstica E Familiar, Baseado Na Lei Maria Da Penha - Ano 3;
                Se fez presentes as seguintes autoridades: Sr. Carlos Henrique Castro , presidente da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUDATEC, Sr.ª Fabiane Simioni, Coordenadora Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher – CLADEM/Brasil, Drª Sandra Beatriz Morada Silveira, Coodenadora-Geral da Themis Assessoria Jurídica e Estudos  de Gênero, Dr. Carlos Avelar Bastos Procurador das Funções da Ministério Público,  atuou como palestrante a Dr.ª Gladys Acosta Vargas, com o tema “Análise Latino Americana dos Direitos Humanos das Mulheres”.


Governador dá posse à nova titular da SPM/RS nesta sexta-feira

               O governador Tarso Genro dará posse, hoje, sexta-feira (19), no Palácio Piratini, à nova titular da secretaria de Políticas para as Mulheres, Ariane Chagas Leitão.

              A cerimônia começa às 15h, no Salão Negrinho do Pastoreio. A nova secretária assume a vaga deixada na Secretaria de Políticas para as Mulheres por Márcia Santana.



CONVITE PARA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO INDIO. VÍDEO: OS SERES DA MATA E SUA VIDA COMO PESSOAS

Convite para Audiência Pública de apresentação da Proposta do Sistema Nacional LGBT e Instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Homofobia do RS

O Presidente da AJURIS, Pio Giovani Dresch,
e o Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, convidam para participar da

Audiência Pública de apresentação da Proposta do Sistema Nacional LGBT e Instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Homofobia do RS,

no dia 26 de abril (sexta-feira), às 14h, no Miniauditório da Escola Superior da Magistratura, localizado nesta Capital, na Rua Celeste Gobbato, nº 229, 2º andar.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República expôs para consulta pública desde o dia 8 de abril uma proposta de criação de um Sistema Nacional LGBT. O Sistema será apresentado para discussão no dia do evento. A finalidade é encontrar meios de enfrentar a violência contra gays, lésbicas, travestis e transexuais, bem como promover a cidadania.
Na ocasião, também haverá o lançamento do Comitê Estadual de Enfrentamento à Homofobia e a divulgação da sua composição.

                        
R.S.V.P.: Departamento de Eventos da AJURIS (3284.9126, 3284.9119, 3284.9140 ou e-mail: centraldeeventos@ajuris.org.br) até o dia 24 de abril.

CAMPANHA DO AGASALHO DA IBCM


      No dia 04 e 05 de maio de 2013, a IBCM em parceria com o parque Tupã ao lado do shopping Praia de Belas, está proporcionando muita diversão com passaporte liberado, mediante dois (2) kilos de alimentos (livre) para contribuir com a campanha do Agasalho da IBCM “AQUECENDO CORAÇÕES”.


23º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA REUNIÃO COMUNITÁRIA NO BAIRRO BOM JESUS EM SANTA CRUZ DO SUL


Na noite desta quarta-feira, 17/04/2013, por volta das 19h00minh, no Salão da Igreja Católica do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, foi realizado pelo 23º BPM uma Reunião Comunitária, com o objetivo de aproximar ainda mais a Brigada Militar com a Comunidade. Na reunião, foi abordado os dados estatísticos, como também sanados dúvidas da comunidade referente à Segurança Pública local, tomando ciência das necessidades e informações do bairro, assim, obtendo por parte da comunidade resultados positivos em relação ao trabalho desempenhado pelo batalhão e seus Policiais Comunitários.
Desde Julho de 2011, foi implantado no referido Bairro, a Patrulha Comunitária com o aporte de 04 Policiais Militares, que de forma fixa realizam todas as suas atividades laborais de policiamento ostensivo, naquela comunidade, desenvolvendo diversas atividades na comunidade tais como: Reuniões comunitárias, palestras nas escolas, visitas a entidades governamentais e não governamentais, a exemplo a COPAME – qual conta com o apoio dos policiais Comunitários para realizarem o trabalho social de socialização de crianças abandonadas, ainda o atendimento personalizado pela comunidade dos Policiais que são sempre os mesmos, é uma equipe formada por 01 Sargento e 04 Soldados, com treinamento em Polícia Comunitária.
Periodicamente são agendadas e realizadas reuniões comunitárias com as lideranças e moradores dos bairros abrangidos pelos Territórios de Paz. Reuniões com objetivo de aproximar a Brigada Militar da comunidade, bem como tomar ciência das necessidades e informações locais, que auxiliarão no planejamento das ações e operações policiais militares.