quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comunidade do Rubem Berta conhece ações do programa RS na Paz

       A comunidade do bairro Rubem Berta conheceu mais detalhadamente no dia 05 Junho de 2013, as ações sociais de prevenção à violência nos Territórios da Paz que serão realizadas no local. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, juntamente com a secretária adjunta da pasta, Maria Celeste, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o assessor do gabinete do governador, Carlos Robério Garay Correa, o coordenador do programa RS na Paz, Carlos Roberto Sant’ Ana e o padre Carlos realizaram a abertura das oficinas.

      Fabiano afirmou que segurança pública é feita também com trabalho social, principalmente envolvendo os jovens. O secretário ressaltou a importância de estar em sintonia com os municípios e com a rede de proteção para prevenir a entrada de jovens no mundo da criminalidade. “O Estado está aqui para apresentar as ações, ouvir a comunidade, discutir o que é melhor. A construção da paz tem que ser algo coletivo”, completou Fabiano.

       Fabiano também citou as ações da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) que serão implantadas no bairro Rubem Berta. Segundo ele, a comunidade irá receber um Centro POD Juventude, espaço de convivência dos jovens que irá oferecer oficinas de esporte, cultura e lazer, além de cursos profissionalizantes. O POD Legal, em que jovens de 14 a 29 anos podem realizar cursos profissionalizantes pelo Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) e receber meio salário-mínimo, também será implantado no bairro da zona norte. “Queremos oferecer um novo ambiente para esses jovens”, afirmou o secretário.

      Para Maria Celeste, os jovens do bairro Rubem Berta fazem parte da parcela mais vulnerável da população e é necessário colocar em prática políticas públicas que os atendam. “É papel fundamental da SJDH buscar condições para colocar em prática a cultura de paz e principalmente recuperar esses jovens”, comentou a secretária adjunta.

        Secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro apresentou alguns resultados do RS na Paz. Segundo ele, os bairros que concentram os Territórios da Paz – Lomba do Pinheiro, Santa Tereza, Restinga e Rubem Berta – antes do programa somavam 37,7% dos homicídios ocorridos em Porto Alegre. Em maio deste ano, o índice caiu para 13%. Pinheiro explicou que a transversalidade das secretarias é muito importante para que o programa que busca reduzir a criminalidade e a vulnerabilidade social dê certo. “É o novo paradigma da ação preventiva, atuar antes do delito ocorrer, principalmente contra os jovens”, explicou.

       Robério também enfatizou a importância do engajamento do Estado com a sociedade para que o programa tenha sucesso. Segundo ele, o RS na Paz já serve de exemplo para outros Estados, inclusive como o Rio de Janeiro que implantou as Unidades de Polícias Pacificadoras (UPP). “Hoje é um dia de trabalho para que a comunidade possa compreender e nos ajudar a construir essa nova sociedade que queremos”, explicou.
As oficinas seguiram pela parte da tarde, quando os representantes das secretarias apresentaram suas ações.
 

DOAÇÃO DE SANGUE

Doadores de sangue para Srª LUCILDA LENHART KREMER.

BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS
AVENIDA IPIRANGA, 6690
JARDIM BOTÂNICO - PORTO ALEGRE/RS
HORÁRIO: 8h às 18h.

NOTA DE FALECIMENTO DO CEL RR LUDGERO FROTA, FILHO DO PATRONO DO HOSTPITAL DA BRIGADA MILITAR

Informamos o falecimento do Cel RR LUDGERO FROTA, filho do Patrono do HBM/PA Cel Octávio Frota.

     Os atos fúnebres, velório e cremação serão realizados no Cemitério São Miguel e Almas, capela "D", velório com inicio às 0800hs e cremação às 1700hs.